Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Garrafa transforma ar em água

Criador, que estuda Desenho Industrial, afirma que cada uma das garrafas deva custar entre 25 e 40 dólares.

Uma garrafa que consegue produzir meio litro de água por hora em regiões úmidas, através do condensamento do ar, foi desenvolvida pelo estudante austríaco Kristof Retezár. Detalhe: o recurso é potável.
Batizado de Fontus, o aparelho é acoplado no quadro de uma bicicleta e contém um condensador e uma garrafa, que armazena o líquido produzido.
No topo do sistema, há um painel de energia solar que alimenta o funcionamento do condensador.
Funciona assim: quando a bicicleta entra em movimento, o vento esfria o ar úmido, condensando-o. As gotas de água geradas descem pelo sistema, que armazena o líquido na garrafa acoplada.
Um filtro é fixado na abertura por onde o vento assopra, impedindo que insetos e sujeira danifiquem os componentes ou contaminem a água.
Viabilidade comercial
Atualmente, o protótipo é capaz de produzir uma gota d'água por minuto, em atmosferas com 50% de umidade e temperaturas de pelo menos 20ºC.
Retezár, que estuda Desenho Industrial, afirma que cada uma das garrafas deva custar entre 25 e 40 dólares, valor que ele espera diminuir com crowdfunding (financiamento coletivo) e a produção em larga escala do sistema.
Eco Desenvolvimento
Fonte: http://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=836550

Nenhum comentário:

Postar um comentário