Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A beleza e a alegria da troca de riquezas na Feira dos Guardiões e Guardiãs das Sementes da Paixão

Patricia Ribeiro - PATAC
Santo André - PB
11/11/2014
Feira contou com barracas de onze municípios paraibanos | Fotos: Patrícia Ribeiro
Como parte da programação da VI Festa Regional das Sementes da Paixão, realizada dia 06 de novembro, na Comunidade São Félix, município de Santo André (PB), a Feira dos Guardiões e Guardiãs das Sementes da Paixão foi um dos espaços da festa, onde as famílias guardiãs da biodiversidade puderam expor e trocar suas experiências, sementes, plantas e produtos.

Atualmente as feiras agroecológicas da agricultura familiar na região do Coletivo Regional do Cariri, Curimataú e Seridó, têm sido mais um espaço estratégico de divulgação, comercialização e fortalecimento das ações da agricultura familiar camponesa no semiárido paraibano. Atualmente são realizadas mensalmente três feiras na região de atuação do Coletivo Regional.

Durante a Feira dos Guardiões e Guardiãs, além das trocas e doações de sementes, plantas, frutas e produtos, uma das especiarias mais procuradas foi o conhecimento das experiências de agricultores e agricultoras. Técnicas e experimentações de conservação, plantio, defensivos, enxertos, plantas medicinais, remédios, receitas, alimentos, de tudo se tinha um pouco.

Um pouco antes do encerramento da programação da festa, o agricultor Carlos, do município de Tenório, encontrou com a agricultora Dona Adailde, da comunidade Caiçara, município de Soledade, e perguntou: “Como a gente faz pra trocar esse seu feijão no feijão preto?”. No mesmo instante, Dona Adailde olhou pra ele, sorriu e apenas disse: “Pode levar! Não precisa me dar nada em troca, eu estou doando esse feijão pra você”.

Observando a cena, o agricultor Francisco, do município de Pocinhos, comentou: “A gente tem essa semente no nosso Banco de Sementes e a gente usa essa prática há muito tempo. Sempre é um prazer poder contribuir com quem não tem ainda”. Seu Francisco, logo em seguida, completa o recado nos doando um pouco de seu conhecimento: “A gente nunca planta todas as sementes que a gente tem guardada de uma vez, sempre deixa uma parte das sementes pra o ano que vem, porque se você plantar toda a semente que tem você corre o risco de um momento ou outro perder toda a semente. Então, plante a metade e guarde a metade, eu aconselho a fazer assim”.

Dona Socorro, agricultora experimentadora do município de Soledade (PB) também participou da festa e levou para a Feira das Sementes da Paixão algumas amostras de suas Paixões. Muito entusiasmada e com um grande sorriso no rosto, ela contou: “Eu trouxe as minhas sementes da paixão: o coentro, o quiabo, a alface, a melancia e o jerimum, que eu planto na minha horta. Também trouxe meu milho Jaboatão, o feijão Garanjão e o Moita Graúdo, que é um feijão bem grande”.
Feira possibilitou troca de Sementes da Paixão.
A agricultora disse que desde 2005, quando aconteceu a primeira Festa Regional das Sementes da Paixão, no município de Gurjão, sempre esteve presente em todas: “Pra mim as Sementes da Paixão é uma festa na minha vida, desde que eu comecei a participar dessas reuniões, melhorou minha vida em 100%, porque eu só vivia amoitada com medo de gente, e agora eu não tenho medo mais”.

Além das barracas dos municípios Santo André, Juazeirinho, Gurjão, Soledade, Pocinhos, São João do Cariri, Pedra Lavrada, Tenório, Cubati, Olivedos e Seridó, montadas na feira, encontramos também a barraca da Bodega Agroecológica, o espaço de comercialização dos produtos das famílias agricultoras do Coletivo Regional, situada na cidade de Soledade.

Durante a feira o agricultor e apicultor Aldo, do município Santo André, fez uma apresentação dos equipamentos e técnicas de coleta do mel produzido pelas abelhas. Ao final da sua fala Aldo ainda explicou alguns motivos para não destruir colméias, nem matar abelhas, falando sobre a importância do trabalho desses animais para a polinização das plantas e finalizou: “A abelha não faz mal, ela faz mel!”
Vinda do município de Cubati (PB), a agricultora Vitória disse estar muito feliz por participar mais uma vez da Festa das Sementes da Paixão. Ela aproveitou o momento da feira para trocar algumas de suas sementes: “Eu trouxe várias sementes pra trocar com outras sementes da paixão e troquei o milho que a gente trouxe pelo milho Jaboatão, o feijão coruja pelo feijão azul, e outras. Sempre é bom ter essas trocas, porque às vezes a gente perde uma semente e pode encontrar ela de novo com outra família”.

Vitória ainda comentou que deseja muito que a próxima Festa Regional das Sementes da Paixão seja realizada no município de Cubati: “Eu já falei, eu quero que a próxima Festa seja em Cubati. Eu até já posso ver o local onde dá pra ela acontecer”. Como Vitória, muitos agricultores e agricultoras voltaram pra suas casas com o sentimento de alegria, realização, e com a expectativa pela realização da Festa Estadual das Sementes da Paixão, prevista para acontecer em 2015.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/Portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário