Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bispos se reúnem para discutir reforma política

Conselho Episcopal Pastoral debateu em Brasília processo de coleta de assinaturas.

BRASÍLIA - O Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunido em Brasília, debateu nessa terça-feira (18) a questão da reforma política no Brasil. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, Dom Joaquim Mol, falou aos bispos sobre os encaminhamentos do projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política democrática e eleições limpas.

Trata-se de uma proposta da Coalizão pela Reforma Política formada por cerca de 100 entidades, entre elas a CNBB, Ordem dos Advogados do Brasil e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. “Depois das eleições, precisamos de duas ações importantes: quanto mais a gente debater a reforma política, melhor. Quanto mais se discute o assunto mais se cria a consciência política. A segunda ação é trabalhar a coleta de assinaturas, pois o processo não é tão simples, dado que para assinar é preciso ter o número do título de eleitor ou o nome completo da mãe”, explica Dom Joaquim Mol.

O bispo enfatiza que é preciso organizar a coleta de assinaturas associada ao processo de conscientização. Essa foi, inclusive, uma preocupação dos bispos do Consep que expressaram a necessidade de criar subsídios que expliquem, de forma acessível, o projeto de lei e sua importância para a sociedade. Os bispos sugeriram, também, debates promovidos pelos meios de comunicação católicos.

Dom Joaquim lembra que o projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política e eleições limpas não está a serviço de algum partido ou interesse partidário. “Ao contrário, é proposta de entidades e movimentos sociais”, informa.

No dia 13 de novembro, a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas divulgou um manifesto no qual conclama “o povo brasileiro a se unir em torno de uma reforma política democrática capaz de mobilizar a sociedade em torno de medidas que combatam verdadeiramente a corrupção eleitoral, que construam um sistema de representação mais identificada com as aspirações do povo, que assegurem a paridade de gênero nas listas de candidatos às eleições proporcionais e que abram o caminho para o fortalecimento efetivo dos mecanismos democráticos de ouvir a voz do povo”.

O projeto de lei propõe o  fim da influência do poder econômico nas eleições e barateamento das campanhas eleitorais; voto transparente por meio do sistema eleitoral proporcional com votação em dois turnos com o objetivo de fortalecer os partidos políticos, inviabilizar partidos sem identidade programática, reduzir o número de candidatos e assegurar uma efetiva fiscalização do processo eleitoral; paridade de gênero na lista preordenada de candidatos; fortalecimento dos mecanismos da democracia direta: plebiscito, referendo e projetos de iniciativa popular.
SIR/CNBB
Fonte: http://domtotal.com/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário