Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SEAPAC realiza reunião de avaliação das tecnologias em São João do Sabugi

Conversa com os agricultores
Na manhã dessa sexta-feira (12) os agricultores de São João do Sabugi, beneficiados do Programa Uma Terra e duas Águas, financiado pelo BNDES, se reuniram para fazer a avaliação das tecnologias conquistadas, junto com a equipe do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC).
Após o café da manhã, no sindicato do município, eles puderam discutir sobre a quantidade e qualidade dos materiais utilizados para construção das cisternas, além do caráter produtivo que receberam e da produção nas hortas. Os agricultores também comentaram sobre as experiências com os intercâmbios intermunicipais e interestaduais, destacando a importância do aprendizado com outros beneficiados, que estão produzindo e criando animais a partir da implementação do projeto.
Para a agricultora Maria de Fátima Medeiros Morais, moradora da comunidade Volta do Rio, a reunião para avaliação das tecnologias é uma forma de dar voz às pessoas que conquistaram as cisternas. “A reunião é um lugar aberto para o povo reclamar se houve algo de errado, onde todo mundo pode falar sobre o que gostou e o que não gostou. Acho muito importante para todos que receberam a cisterna”, disse Maria de Fátima.
Agricultores de São João do Sabugi
A moradora do Sítio Melado Jatobá, Maria Alves de Lucena, disse que a tecnologia ajudou muito no seu dia-a-dia, tanto na criação de animais quanto na plantação da horta, que cultiva para consumo da família. “Essa cisterna está dando certo, minha criação de galinhas já vai começar a pôr ovos e eu estou ansiosa. Nessa reunião a gente pode mostrar o que deu certo e também se houve algum problema, é muito bom para todos os agricultores que têm essa cisterna”, afirmou Maria Alves.

No dia 21 de outubro será realizada uma celebração no Sítio São João de Baixo, do agricultor Zacarias Do Patrocínio Fernandes, com a presença de Dom Antonio Carlos, bispo diocesano de Caicó, para comemorar mais uma etapa concluída do contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário