Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Por falta de chuva, principal nascente do Rio São Francisco está seca

Volume do São Francisco não será afetado porque recebe água de outros rios. Desde abril, não chove o suficiente na Serra da Canastra em MG.
G1 Globo
24/09/2014
Com a falta de chuva, a principal nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, secou pela primeira vez na história. Não é qualquer rio, é o São Francisco.

A imagem de São Francisco de Assis na Serra da Canastra, em Minas, indica que a nascente do Velho Chico está por perto. Mas, com a paisagem mudada pela seca, fica difícil identificar o berço de um dos maiores rios do Brasil.

Pouco restou da nascente que tinha aproximadamente um metro de profundidade. Segundo os funcionários do Parque Nacional da Serra da Canastra, de início não será possível perceber o reflexo do problema, mas a situação serve de alerta.

"Ela simboliza que a mudança climática é um fato, e que a gente tem que se preocupar com isso, os governos têm que se preocupar com isso”, afirma Vicente de Paulo Faria, analista ambiental.

No trecho de aproximadamente um quilômetro, restaram apenas poças d'água e fuligem. Desde abril, não chove o suficiente na região. “Logo que começar a chover, o lençol freático vai começar a subir, e a água vai voltar a aflorar. Agora, isso depende do clima”, explica Luiz Artur Castanheira, chefe do Parque da Canastra.

Paulo da Silva é brigadista do parque. Foi ele que encontrou a nascente seca, quando buscava água para combater um incêndio. “A situação foi surpresa, nós estávamos com um fogo muito grande descendo e eu vim com a moto-bomba para instalar. Quando eu cheguei não tinha nada de água. Eu ia fazer um trabalho para salvar a nascente, mas não imaginava que ela estava morta já”, conta.

O volume do Rio São Francisco não será afetado porque ele recebe água de outros rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário