Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Produtor da região do Mato Grande alia criação de peixes ao cultivo de fruteiras

Experiência foi apresentada durante VII Encontro da Agricultura Familiar, promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Por Agência Sebrae

Ações de suporte à agricultura familiar, como assistência técnica e uma maior facilidade de acesso ao crédito, estão promovendo mudanças no âmbito da agricultura familiar. As experiências exitosas se multiplicam nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. É o caso de agricultores familiares da região Mato Grande do estado, apresentado no VII Encontro da Agricultura Familiar, promovido pelo Sebrae-RN em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na sexta-feira (26), no Hotel Villa Oeste, em Mossoró. O evento integrou a programação da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit).
A palestra “Produção consociada de peixe com fruteiras”, ministrada pelo produtor Sebastião Nunes, da Comunidade Bebida Velha, em Pureza, mostra a experiência com a criação de tilápias com o reaproveitamento da água dos tanques escavados para o cultivo de diversas variedades de árvores frutíferas.
“Nós começamos o projeto de tanque escavado, em parceria com a UFRN em 2008, mas só em 2012 iniciamos a produção consociada. Com o processo de decantação da água utilizada nos tanques, conseguimos usar a mesma água para manter um pomar e ter mais uma renda com a produção de frutas. Estou muito contente com os resultados”, explica.
Por meio do processo de fertirrigação são produzidas frutas como a bananeira, acerola, mangaba, além de macaxeira e diversas hortaliças.
O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, acredita que este modelo de negócio é uma importante alternativa de viabilizar e promover melhorias a pequenos agricultores familiares do estado. “É ótimo que exemplos como estes sejam apresentados junto a tantos agricultores familiares para que seja multiplicado. São alternativas como esta que podem promover mais melhorias, e que apoiamos por entender a importância”, pontua.
O VII Encontro da Agricultura Familiar mobilizou centenas de pequenos produtores familiares de diversas regiões do estado. O evento debateu temas como uso da palma forrageira para alimentação animal e as compras governamentais na agricultura familiar.

Fonte: http://portalnoar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário