Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SEAPAC realiza GRH com 150 famílias de Lagoa Nova


Conversa com agricultores cadastrados na primeira água
A convivência com o semiárido deve estar presente na vida dos agricultores que moram nos 11 estados, totalizando mais de 800 mil quilômetros, que apresentam o clima seco, com má distribuição de chuva e índice de evaporação alto. Para que essa convivência seja efetivada, é necessário que haja políticas públicas voltadas para melhoria de vida dessas famílias que vivem sob essas condições.

Pensando nisso, o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), deu início ao processo de capacitação das 300 famílias do município de Lagoa Nova que serão beneficiadas com as cisternas da primeira água, de beber e cozinhar.
Instrutora e beneficiados
Durante esta quinta-feira (25), 150 agricultores que foram cadastrados na semana passada, pela equipe do SEAPAC, participaram do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) no Povoado Manoel Domingos, onde estão recebendo instruções para o manejo e cuidado com a água das implementações. Essa primeira etapa de aprendizado será realizada até a tarde dessa sexta-feira (26), com a finalização dos debates entre instrutores e beneficiados e a entrega dos certificados de participação no curso.
No sábado (27) e domingo (28) outras 150 famílias também participarão do curso, e terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com os instrutores e beneficiados, além de adquirir outros saberes para a manutenção das cisternas e armazenamento da água potável.
Para a representante da SETHAS, a técnica Ana Bezerra, o curso de GRH garante o aprendizado das famílias que serão beneficiadas com as cisternas da primeira água e isso é uma forma melhoria na qualidade de vida dos agricultores que convivem com o semiárido. “É uma experiência muito boa que adquirimos no GRH; é como uma segunda faculdade, onde todos se preparam para o manejo da água”, afirmou Ana.
O contrato 013/2014, que firma a parceria entre o Estado e a instituição, já está sendo executado em Bodó e Cerro Corá, com a conclusão das capacitações das famílias desses municípios e a realização das escavações dos buracos, para construção das tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário