Total de visualizações de página

domingo, 28 de setembro de 2014

SEAPAC conclui curso de GRH com 300 famílias em Lagoa Nova

Nesse domingo (28) foi concluída a segunda etapa das capacitações do curso de Gestão de Recursos Hídricos (GRH) com os beneficiados de Lagoa Nova, que conquistaram as cisternas de primeira água, de beber e cozinhar, através do contrato 013/2014, com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS).
Os agricultores, moradores das comunidades da Serra de Santana, contaram com a ajuda dos instrutores, divididos em cinco turmas, para discutir sobre os assuntos que envolvem o manejo e o armazenamento correto da água, o cuidado com a dengue e com doenças que podem ser transmitidas através da água também foi um dos temas debatidos. Toda temática abordada teve o objetivo de fortalecer a convivência com o semiárido e a permanência na terra, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida.
As dinâmicas aplicadas, como o uso de vídeos, a participação efetiva dos agricultores na construção de cartazes e a leitura de textos sobre as tecnologias, promoveram uma melhor captação dos assuntos por parte dos beneficiados, facilitando e orientando para o trabalho que será iniciado com a construção das cisternas de 16 mil litros.
A agricultora Maria de Fátima Guilherme, moradora do Assentamento José Milanês, disse que que o curso é muito importante para quem vai receber as implementações, pois os assuntos debatidos contribuem para o conhecimento e a forma adequada de cuidar da tecnologia. “Adorei o curso, aprendi muita coisa boa que vai me ajudar quando a cisterna for construída na minha casa. Os cuidados com a limpeza da cisterna melhoram a nossa saúde e garantem uma água saudável por muito tempo”, afirmou Maria de Fátima.
Foram 300 famílias capacitadas, desde quinta-feira (25), para o recebimento das tecnologias que garantem a convivência no semiárido de forma segura e prática. As escavações dos buracos, para construção das cisternas, serão iniciadas em outubro, para que os cisterneiros comecem os trabalhos com a montagem da placas, que formam a implementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário