Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Você sabe o que é agrobiodiversidade?



A agrobiodiversidade é a parcela da biodiversidade utilizada pelo homem na agricultura, ou em práticas correlatas, na natureza, de forma domesticada ou semi-domesticada.A agrobiodiversidade é o conjunto de espécies da biodiversidade utilizada pelas comunidades locais, povos indígenas e agricultores familiares. Estas diferentes comunidades conservam, manejam e utilizam os diferentes componentes da agrobiodiversidade.

Hoje, um grande desafio para a agropecuária, principalmente em relação à inovação tecnológica, é a harmonização do setor produtivo com os princípios da sustentabilidade. Cada vez mais, a sociedade tem exigido maior e melhor compatibilização da produção agrícola com preservação ambiental e conservação dos ecossistemas.


Exemplo do avanço da sustentabilidade no campo é o aumento da produtividade de grãos no Brasil. Em 34 anos, entre 1976 e 2010, a produção cresceu 235%, enquanto a área usada aumentou somente 32%. Com isso, foi possível deixar nas condições naturais áreas que seriam certamente ocupadas nos diferentes biomas brasileiros. Isso significa trabalhar e reconhecer o avanço da tecnologia e a conservação da biodiversidade brasileira como o patrimônio nacional que é. Por isso, saber usá-la de forma adequada, aproveitando sua capacidade de gerar produtos e serviços, significa usufruir de benefícios e oportunidades de desenvolvimento para todos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário