Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Agricultoras do Semiárido ensinam que "na natureza, nada ser perde, tudo se transforma"

Certa vez o cientista francês  Antoine Lavoisier  disse: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". O que ele precisou de anos de estudo para entender, as famílias do semiárido, descobriram experimentando. É assim que muitas famílias encontraram formas criativas de guardar e reaproveitar a água e alimentos como forma de conviver com  o que caatinga ou o cerrado lhe oferece. É o caso da agricultora Sara Constancia, do estado da Paraíba. Ela percebeu que a comunidade em que morava tinha água que poderia ser reutilizada para aguar as plantas. Só que para utilizar Sara desenvolveu uma técnica bastante interessante para transformar água salobra em água ideal para as plantas. 

“Tinha um poço perto de casa, sem utilizar essa água. Agente viu uma experiência na televisão. Então pegamos um tambor de 200 litros, colocamos no fundo brita, cinza, serra grosso, carvão, fura um buraco, e coloca o tambor em cima de uma pedra. Enche com a água, e pela torneira a água escorre para outro recipiente. Dessa água agente água os coentro, alface, pimentão , e fui aumentando meu quintal. Quando as outras foram vendo também fizeram. A gente até já produziu para o PAA”, disse Dona Sara. Assim, muitas famílias agricultoras do semiárido estão mostrando formas de vida sustentáveis na região.


Você sabia???

As famílias que conquistam as cisternas de placas dos programas  P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas) e P1+2 (Programa Um Terra de Duas Águas), ambos realizados pela ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), participam de cursos e capacitações que são momentos para compartilhar saberes. 
Assim as famílias dialogam, por exemplo, sobre a importância da água potável ser utilizada apenas para beber e cozinhar e não ser usada para lavar roupa, dar banhos em animais ou aguar as plantas. Trocando experiências elas também aprendem a tratar e a usar a quantidade certa por dia e planejar para evitar a escassez durante o período de estiagem.
As famílias agricultoras do Semiárido podem ensinar muita gente, especialmente nas áreas urbanas onde muita gente ainda não se deu conta do uso racional e inteligente d’água. 

Adaptado: Riquezas da Caatinga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário