Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SEAPAC realiza GAPA na cidade de Lagoa Nova




Durante os dias 26, 27 e 28/09 o SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários) realizou a capacitação em GAPA (Gestão de Água para Produção de alimentos) no município de Lagoa Nova, localizado na região Seridó-RN.


O GAPA faz parte das atividades do Programa de cisternas - P1+2 - e tem como objetivo apresentar as tecnologias sociais de convivência com o semiárido, despertar e contribuir com as famílias para a transformação da realidade do Semiárido, a partir da troca de conhecimentos, bem como orientar e conscientizar os (as) agricultores (as) a utilizarem a água da chuva para a irrigação de plantios orgânicos - facilitando o cultivo de hortaliças e verduras - e para a criação de pequenos animais, principalmente no período de estiagem.

O curso contou com a participação de 99 famílias oriundas das comunidades Sítio de Dentro, Assentamento José Milanês, Baixa Grande e Baixa Verde. Cada família vai receber uma tecnologia social, dentre: cisterna calçadão e cisterna de enxurrada. A escolha do tipo da tecnologia levará em consideração o relevo das propriedades. 

Para o agricultor, Antônio Ferreira da Costa Neto, morador do Assentamento José Milanês, o homem do campo tem que buscar trabalhar em alguma atividade que lhe dê prazer, pois assim o trabalho, mesmo sendo pesado, passa a ser gratificante. Ele afirma que cursos de capacitação como o GAPA serão de grande importância para a melhoria da renda familiar, mas que isso só acontecerá de fato se o conhecimento adquirido for colocado em prática. 

Além desse curso, estas mesmas famílias receberão capacitação sobre Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA), que será realizado em Lagoa Nova, no período de 03 a 05 de outubro. O curso tratará das técnicas de horticultura e criação de animais, como: caprino, ovino, bovino e aves (galinha). Os participantes terão aulas teóricas e práticas, propiciando a construção do conhecimento de forma coletiva, por meio da partilha de experiências e saberes de cada agricultor/a familiar, mediado pelo instrutor dos cursos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário