Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SEAPAC realiza capacitação do P1+2 no municipio de Lagoa nova



Dos dias 03 a 05 de outubro o SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos alternativos comunitários) realizou na cidade de Lagoa Nova, o curso de SSMA (Sistema Simplificado de Manejo de água para produção de alimentos. Atendendo 99 famílias das comunidades Assentamento José Milanês, Sítio de Dentro, Baixa Grande e Baixa Verde, a capacitação abordou temas como Soberania alimentar e nutricional, agroecologia e agricultura familiar, buscando mostrar a importância dos processos de captação e manejo da água da chuva, para que as famílias potencializem seu uso na criação de pequenos animais e produção de alimentos.
Durante os três dias os participantes aprenderam e também ensinaram sobre horticultura, ovino e bovinocultura, como também sobre a criação de galinhas. À partir desse debate eles perceberam como podem aproveitar seus próprios quintais para a produção de alimentos possibilitando a soberania e segurança alimentar e nutricional de suas famílias, como também a geração de trabalho e renda, por meio do cultivo e comercialização desses produtos.
A capacitação constituiu-se de teoria e prática. Na parte prática os participantes receberam orientações e construíram juntos, um galinheiro e um canteiro para cultivo de hortaliças e, ainda, prepararam o composto orgânico e biofertilizante para uso no preparo do solo. Para o beneficiário José Pedro, do Assentamento José Milanês, que desde sempre viveu na agricultura, o homem do campo tem sido mais atendido nos últimos tempos. Para ele ser beneficiário com a cisterna, no caso dele de enxurrada, como também receber as capacitações são de grande importância para que se possa plantar e também criar animais. “É muito bom morar no sítio, eu não me acostumo com a cidade, melhor ainda é plantar e colher no quintal de casa, sem ter que comprar na rua” diz seu Zé Pedro. O SSMA é um momento de conversa, troca de experiências e aprendizado para os beneficiários do P1+2.
Beneficiários do P1+2 - município de Lagoa Nova/RN






Nenhum comentário:

Postar um comentário