Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

RN realiza Encontro Estadual de Agricultores/Agricultoras Experimentadores Experimentadoras




Fortalecer a troca de experiências e de conhecimento entre agricultores e agricultoras. Essa é a prioridade dos Encontros Estaduais de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que acontecem desde o mês passado em todos os estados do Semiárido, pela rede Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A dinâmica culminará no 3º Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores a ser realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em Campina Grande, na Paraíba, com o tema Guardiões da Biodiversidade: cultivando vidas e resistência no Semiárido.

 A experimentação das agricultoras e dos agricultores vem da própria prática na agricultura. Eles e elas observam, inovam, criam e experimentam no dia a dia. No manejo da agricultura, na preservação do patrimônio genético (sementes e animais), no estoque de água e alimento, entre outras diversas dinâmicas. E os encontros territoriais e estaduais fortalecem essas dinâmicas de experimentação nos territórios e estados. Valorizam o saber local e reafirmam que agricultores e agricultoras constroem rico conhecimento para convivência com o Semiárido, e que ele deve ser partilhado para ampliação e fortalecimento dessa rede. Os encontros estaduais são momentos de preparação para o III Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que reunirá cerca de 250 participantes de todo o Semiárido.

No Rio Grande do Norte o encontro acontecerá nos dias 17 e 18/10 (Quinta e Sexta), com participação de agricultores experimentadores e técnicos de toas as instituições potiguares vinculadas a ASA, entre elas o SEAPAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário