Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2013

História de quintais: A importância do arredor de casa na transformação do semiárido

O espaço ao redor das casas, na zona rural semiárida brasileira, é um lugar cheio de possibilidades. Nele, crescem flores, árvores, pés de fruta, plantas medicinais e forrageiras, além das folhas verdes e temperos das hortas. É um lugar habitado por animais, pelas brincadeiras das crianças que se alimentam dos frutos frescos e saudáveis, e que conta com forte presença das mulheres, suas guardiãs. Lá, a família toda convive, trabalha junta, descansa, aprende, produz alimentos, recebe as visitas.

Esse é o caso de tantas mulheres espalhadas pelos estados do semiárido. O tempero advindo do quintal garantia o gosto caprichado das refeições, dele também saem algumas frutas e ovos, que complementam a alimentação, principalmente das crianças.

Foto ilustrativa
Além disso, as hortas também funcionam como terapia ocupacional para aqueles que a cultivam. “Lá dentro do meu quintal, eu esqueço os problemas. Arrancar matinho do meu quintal, fazer qualquer coisa é mesmo que um lazer, que uma terapia. Ao invés de eu passar meu dia na frente pra televisão, passo a tarde no juazeiro cortando as cebolas, catando, limpando. Meu quintal para mim, é meu campo de saúde. Lá eu trabalho com a minha família”. (Maria Irene de Moraes – Apodi/RN)


Nenhum comentário:

Postar um comentário