Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Visitantes Franceses vem à Paraíba conhecer experiências de organizações sociais no meio rural

AS-PTA e CENTRAC
03/12/2014

Um grupo formado por 11 pessoas, incluindo dois tradutores, ligado à entidade de cooperação internacional Comitê Católico Contra a Fome e a Favor do Desenvolvimento (CCFD), sediada em Paris, na França, realiza visita a Campina Grande, Lagoa Seca e região, entre os dias 02 e 06 de dezembro, para conhecer experiências de organizações não governamentais no meio rural. O CCFD tem atualmente mais de 900 voluntários em várias partes da França. Eles são responsáveis por contribuir com a arrecadação de fundos para os projetos que a entidade apoia em vários países do mundo. Por isso, periodicamente, a entidade promove visitas de intercâmbios a países e projetos apoiados.

As entidades anfitriãs na Paraíba serão o Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, sediadas, respectivamente, em Campina Grande e Esperança-PB. Os visitantes irão conhecer experiências no campo da agricultura familiar de base agroecológica e da convivência com o Semiárido, nos municípios de Massaranduba, Queimadas, Aroeiras e Mogeiro, no Agreste Paraibano. O objetivo das visitas é contribuir com a formação dos voluntários do CCFD, a partir do contato com experiências concretas nos temas da soberania alimentar, reforma agrária, organização camponesa, alternativas de produção e transformações e desafios dos territórios rurais. O grupo está no Brasil desde o dia 22 de novembro, passando pelas cidades pernambucanas de Caruaru, Recife, Olinda e Garanhuns e também por Juazeiro da Bahia, visitando assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e comunidades quilombolas, entre outras experiências.

A visita à Paraíba foi iniciada na terça-feira, 02 de dezembro, com a chegada da delegação à Lagoa Seca, onde ficará hospedada. A programação de visitas externas teve início na manhã de quarta-feira, 03 de dezembro, com uma visita à Feira Agroecológica do Território da Borborema, no Museu do Algodão, em Campina Grande. Em seguida, os visitantes conhecerão experiências de produção com a cisterna de 52 mil litros, do Programa Uma Terra e Duas Águas, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), em dois assentamentos do município de Mogeiro, no território do Fórum de Lideranças do Agreste (FOLIA).

Hoje, 04 de dezembro, quinta-feira, o grupo conhecerá um dos municípios que integram o Polo da Borborema, articulação de sindicatos rurais de 14 municípios, assessorada pela AS-PTA, em Massaranduba, na comunidade de Cachoeira de Pedra D’água. Na sexta-feira, dia 05, pela manhã, eles participam da mobilização que vai lembrar os dois anos de assassinato da jovem liderança do Polo da Borborema, Ana Alice, que deve reunir por volta de 500 pessoas em Queimadas-PB. À tarde, o grupo permanece no município, visitando o sítio Lutador, para conhecer experiência comunitária de sementes, arborização, criação e fundo rotativo solidário.

No sábado, dia 06 de dezembro, os franceses participarão da inauguração da feira agroecológica de Aroeiras-PB e, no mesmo dia, visitarão agricultores que comercializam na feira. A visita à Paraíba será encerrada no sábado, dia 06 de dezembro. Já a visita ao Brasil se encerra com a realização de um seminário em Olinda, no dia 08 de dezembro. Após isso, os visitantes retornam à França.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=8820

Nenhum comentário:

Postar um comentário