Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Famílias de Angicos se capacitam para ter acesso às tecnologias sociais

Um dos grupos de famílias, com o instrutor (Foto: José Bezerra)
Nesta semana, o SEAPAC realizou a primeira capacitação das 101 famílias, de 31 comunidades do município de Angicos, na região do sertão central do Rio Grande do Norte, que vão conquistar as tecnologias sociais da segunda água (P1+2). A primeira capacitação é sobre a Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA). Além da capacitação, as famílias também definem o caráter produtivo (criação de aves ou de pequenos animais, como ovelhas, cabras ou porcos). A capacitação é dada por agrônomos que já têm experiência de convivência com o Semiárido. As famílias são organizadas em três grupos, ficando cada um com um dos instrutores.
Nessa primeira capacitação, as famílias tomam conhecimento sobre a origem dos recursos, as instituições envolvidas no trabalho (ASA Brasil e SEAPAC), quais as tecnologias sociais de captação e armazenamento de água (cisternas-calçadão e de enxurrada, barreiros trincheira e barragem subterrânea), e, principalmente, como utilizar melhor a água captada para a produção de alimentos, no período de estiagem. Aprendem, também, como produzir os alimentos usando somente adubos orgânicos.
Na próxima semana, a partir da quinta-feira, 4 de setembro, estas mesmas famílias terão a segunda capacitação. Será sobre o Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA). Um dos dias dessa capacitação será feita no campo, na comunidade de uma das famílias que vão ter acesso às tecnologias sociais, com ações práticas sobre a construção do canteiro para a produção de hortaliças; a construção do galinheiro; as técnicas de compostagem e de biofertilizante; e os cuidados com as aves e os animais. A última etapa da capacitação é uma visita de intercâmbio, que será agendada pelo SEAPAC. A visita será feita a famílias que já receberam a segunda água e já produzem alimentos. É a oportunidade de fazer a troca de experiência e de ver como outras famílias que já têm a segunda água estão aproveitando essa água e o que elas plantam no quintal produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário