Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A noite do carrasco!

O Agrônomo e Articulador do Seapac, José Procópio de Lucena, fez um artigo sobre a disputa por espaço de estudo, no cenário educacional de Caicó. Interessante leitura, para reflexão sobre os compromissos dos gestores públicos para com a educação caicoense.

Leia, na íntegra, o artigo, intitulado A Noite do Carrasco:

Vi o pessimismo da razão e o otimismo sem razão se digladiarem falsamente na audiência pública, realizada nesta terça-feira (19), na câmara municipal de Caicó. O descaso da gestão pública municipal e estadual, agindo como árbitros carrascos do futuro de crianças do ensino infantil e fundamental menor e de meninas e meninos do ensino universitário.
Vi a sombra e a morte, por que vi estudantes sem espaços para estudarem; vi, também, a esperança, porque vi estudantes lutarem para estudarem. Entendi que o tempo dos oradores estava marcado de cinismo, oportunismo e fantasias. Compreendi também o abandono da educação transportada na carroça das mentiras por todos os prefeitos que já administraram Caicó. Só não vi a indignação pelo confronto sem razão por um direito já conquistado e rasgado pelo poder dos sem compromisso com a educação.
Foi uma noite de dor, porque assisti uma arena instrumentalizada para confrontar crianças da escola municipal Paulino Barcelos com jovens da UERN pelo espaço físico da Escola Joaquim Apolinar. Os estudantes de lá e cá têm razão pelos direitos desrespeitados e provocados pelo descaso, omissão e negligência da prefeitura de Caicó e do governo do Ri Grande do Norte.
Espero que o silêncio e o sono desapareçam diante das injustiças e que o sol se levante, assim como as lutas para derrotar os traidores que alimentam as falsas disputas para encobrir suas perversidades contra o futuro das crianças e da juventude.
Um dia, não sei quando, espero que seja logo, o povo em marcha vai estremecer o solo amado de Caicó e compreender as lições do passado e do presente e não permitam mais uma noite onde crianças e jovens brigam entre si por um espaço físico para estudar.
Povo de Caicó. Indignemo-nos todos e todas. Já não podemos calar e o único jeito de fazer justiça é lutar até a vitória por uma educação púbica de qualidade para todos e todas, do ensino infantil ao universitário. Pois, só assim, eles, os poderosos, não poderão mais furar nossos olhos que olham e compreendem as lições e os processos históricos, políticos e culturais.  
Saudações Ecoossocialista
José Procópio de Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário