Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ASA Potiguar avalia comunicação e metodologia de capacitação

Paulo Segundo, coordenação da ASA
Três momentos marcaram as atividades da Asa Potiguar, nos dias 19 e 20 deste mês, em Caicó. No dia 19, o Grupo de Trabalho Desertificação discutiu a organização e reestruturação do grupo. “Queremos que o grupo não fique só no debate da desertificação, mas da agrobiodiversidade, ampliando mais os temas, como mudanças climáticas, a própria desertificação, a biodiversidade e sementes”, relatou Paulo Segundo, da coordenação da ASA Potiguar. Segundo ele, também foram discutidas algumas ações, entre as quais realizar um diagnóstico no Rio Grande do Norte sobre questões como as sementes e os agricultores. O GT também decidiu procurar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), para iniciar uma discussão sobre o Plano Estadual de Combate à Desertificação. Outra decisão dos participantes do grupo foi mudar a denominação de GT Desertificação para Grupo Temático da Agrobiodiversidade. A próxima atividade será uma audiência com o Secretário da SEMARH, Luciano Cavalcanti Xavier, no dia 26 deste mês, às 10 horas, na sede da Secretaria, em Natal.
Os comunicadores populares da ASA também se reuniram na tarde do dia 19 e fizeram uma avaliação do trabalho, inclusive levantando pontos que necessitam ser melhorados e conversados com a coordenação estadual da ASA. Também viu a proposta de um Projeto de “Comunicação para a Mobilização Social – uma estratégia de fortalecimento da ASA”. No final da tarde e à noite, os comunicadores apresentaram o resultado do trabalho à coordenação estadual da ASA, para os encaminhamentos, e demandas do IX Encontro Nacional da ASA (IX ENCONASA), que será realizado em Mossoró, no próximo ano.
A atividade da manhã do dia 20 foi uma partilha das instituições que compõem a Rede ASA Potiguar, sobre a metodologia utilizada nas capacitações sobre “Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA)” e o “Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA)”. À tarde, em cinco grupos, os participantes apresentaram os pontos das capacitações GAPA  e SISMA que não devem ficar de fora. Cada grupo socializou o “rol” de pontos elencados e repassou para a coordenação da ASA, que fará a sistematização e partilhará com as instituições. A última atividade da tarde foi a apresentação da arte (logomarca) do IX ENCONASA, feita por Caio Xavier. A coordenação da ASA dará a palavra final na próxima reunião estadual, no dia 2 de setembro, em Mossoró. O propósito é apresentar a arte do IX ENCONASA no Encontro Nacional de Comunicação da ASA, que será realizado em Pernambuco, de 9 a 11 de setembro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário