Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

SEAPAC realiza mais um intercâmbio com agricultores de Currais Novos

Roda de conversa com Agricultores e equipe do SEAPAC
 Nessa terça-feira (07) mais uma ação de intercâmbio foi realizada pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) para os agricultores que conquistaram as cisternas da segunda água, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no município de Currais Novos.
As vinte e cinco famílias que participaram, foram recebidas com chuva na Serra de Santana, município de Lagoa Nova, e tiveram a oportunidade de conhecer as experiências do quintal produtivo e do manejo do caráter produtivo, que foram recebidos pela família de dona Fátima, em Sítio de Dentro, e seu José Pedro, no Assentamento José Milanês.
Após o café da manhã, preparado na casa de dona Fátima, com os produtos que ela e o marido produzem, a turma se reuniu para discutir sobre o uso de fertilizantes e agrotóxicos nas plantações, e o enfraquecimento da terra diante da exposição à esses produtos químicos. Dona Fátima e o marido, seu Manoel, explicaram aos visitantes que o manejo correto e saudável, sem o uso de tais produtos, pode ser feito com ajuda do que foi aprendido nos cursos de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (SSMA).
A agricultora Maria Oneide de Medeiros, do Sítio Bela Vista, revelou que está ansiosa para começar o plantio da horta em sua casa e vai repassar, para o marido e filhos, o que aprendeu durante essa experiência. “Estou com muita vontade de começar a plantar minha horta, principalmente depois que vi essa experiência aqui de dona Fátima. Vou contar para os meus filhos e para meu marido o que aprendi com a nossa conversa hoje”, afirmou dona Maria.
Agricultores discutindo técnica do plantio de abacaxi
A troca de experiências sobre as técnicas de plantios, sistema de irrigação por gotejamento e as sementes utilizadas pelos agricultores em suas plantações também foram temas abordados na conversa.
O debate também girou em torno das criações do caráter produtivo e a escolha de animais de pequeno porte, como caprinos e ovinos, que não necessitam de tanta água para o consumo como os bovinos. Os beneficiados se mostraram satisfeitos com os animais e a ideia de aumentar a criação foi despertada em todos.
Na casa de seu José Pedro e sua esposa, dona Joana, os visitantes puderam conferir o plantio da horta para o consumo próprio, diferente da experiência de dona Fátima, que é para vendas também. Lá, os agricultores demonstraram interesse pelo cercado, ao redor da cisterna, que seu José fez, utilizando até as placas que sobraram da construção da cisterna enxurrada.
Seu José Pedro incentivou as práticas da agricultura familiar para melhoria na qualidade de vida e garantia da soberania alimentar. “Tem gente que acha que essa pequena horta é pouca coisa, mas não. Antes eu comprava verdura no mercado, cheia de agrotóxico, e hoje eu como um alimento saudável graça a esse plantio. As terras do sertão não são fracas, fraco é o povo que diz”, brincou seu José.
Finalizando a visita, os agricultores puderam voltar para suas casas com mais experiências que serão colocadas em prática com o objetivo de conviver melhor com o semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário