Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Agricultores do Ceará realizam intercâmbio interestadual em Lagoa Nova


Agricultores cearenses colhendo pimentas para retirar sementes
As experiências com os quintais e os caráteres produtivos, recebidos pelas famílias de dona Fátima e seu José Pedro, em Lagoa Nova, estão sendo conhecidas também por agricultores de outros estados. Nessa quarta-feira (08), mais uma equipe de visitantes do Ceará participaram do intercâmbio interestadual para conhecer os resultados das produções que estão sendo realizadas no Rio Grande do Norte graças, ao projeto da segunda água (P1+2).
Vinte agricultores de algumas comunidades dos municípios de Barreira e Chorozinho, a animadora de campo Joelma da Silva Araújo e o comunicador popular João Ernesto Mota Martins, puderam conferir e trocar experiências a respeito do manejo dos quintais produtivos, discutindo sobre o uso do agrotóxico, adubo natural, melhorias nas plantações de hortaliças, irrigação por gotejamento e controle de pragas de forma que não agrida o meio ambiente.
O caráter produtivo também foi tema para debate entre os agricultores cearenses. Eles afirmaram que a escolha do caráter pelos próprios beneficiados é uma melhor forma de incentivar a produção e a criação de animais que se adaptam ao clima do semiárido.
Agricultores no quintal produtivo de dona Fátima e seu Manoel
O agricultor Manoel, da comunidade Lagoa dos Martins, município de Chorozinho, destacou a importância de não fazer uso de veneno nas plantações, além de planejar fazer o plantio de hortaliças em sua casa. “Nós gostamos das experiências; tem muita coisa bonita. A comida é natural, as plantações não têm nenhum tipo de veneno e temos que passar a experiência que aprendemos aqui e fazer na nossa casa também. Gostei muito das hortas aqui, bem organizadas e eu penso em fazer na minha casa”, afirmou o visitante.
A visita foi finalizada após o almoço na casa de dona Fátima, onde todos se deliciaram com a culinária potiguar e conversaram sobre os próximos planos para quando retornassem às suas casas, no dia seguinte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário