Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conferência constrói propostas para o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável

Dinâmicas integram participantes do evento | Foto: Fram Paulo/Arquivo CDDH

Mudar a perspectiva que o Estado e a sociedade brasileira têm sobre o Semiárido, e, assim, transformar as ações emergenciais defasadas em ações estruturantes, que impulsionem a convivência sustentável e harmoniosa entre agricultores e agricultoras com o clima e a terra. Essa foi a tônica da 1ª Conferência Temática sobre o Semiárido Brasileiro (CTSAB), que aconteceu entre 25 e 26 de julho, no CEU, em Fortaleza.

A temática faz parte da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS) e o resultado é um documento com 10 propostas debatidas a partir das reivindicações e reflexões dos povos do Semiárido. As 10 proposições farão parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será definido em outubro deste ano.

A intenção é levar as demais proposições a outros espaços e produzir materiais informativos e norteadores de outras políticas públicas. “A Conferência está construindo, dando materialidade à política de desenvolvimento rural e sustentável ao assumir compromisso com o Plano Nacional, firmando parceria entre Governo Federal e Governos estaduais e municipais”, salienta Andrea Butto, secretária da Secretaria do Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 
A realização da Conferência Temática foi proposta pela Articulação do Semiárido (ASA) e pelo MDA e definida, no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), conferências estaduais e na Nacional, a ser realizada em outubro próximo.

Fonte:Monique Linhares e Rosa Nascimento - comunicadoras populares da ASA

Fortaleza|CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário