terça-feira, 15 de julho de 2014

XIV Seminário Regional da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste


De 14 a 17 de julho, mulheres agricultoras, produtoras e artesãs de seis estados do Nordeste se reúnem para discutir sobre economia solidária, agroecologia e feminismo. Este evento é uma realização do Projeto Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário, da Casa da Mulher do Nordeste, através do Programa Petrobras Socioambiental, com patrocínio da Petrobras.
“O Seminário tem como objetivo fortalecer a articulação econômica, social e política das mulheres produtoras e agricultoras em sua atuação em Rede. A II fase do Projeto Mulheres Tecendo Um Nordeste Solidário é uma oportunidade de aprofundar as demandas da Rede Nordeste sobre a produção, comercialização e participação política nos Estados”, disse Glaucia Maria, coordenadora do projeto e técnica da Casa da Mulher do Nordeste. A primeira fase do projeto aconteceu nos anos de 2010 à 2012, com atuação no Estado de Pernambuco.
O primeiro dia (14) do seminário será destinado as lideranças estaduais, que se reúnem para identificar os desafios e avanços na auto-organização das mulheres e o trabalho em rede. Também será criado o Comitê Regional das Mulheres Produtoras para fortalecer as ações do projeto na Rede. No segundo momento, de 15 a 16 de julho, será a vez de refletir sobre o contexto regional. A primeira mesa com o tema Sem Feminismo não há Agroecologia, terá a presença de Verônica Santana, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, Graciete Santos, da CMN, e Roselita Vitor, do Pólo da Borborema. Pela tarde, é a vez da mesa temática Economia Solidária no contexto da III Conferência Nacional de ECOSOL, com Alzira Medeiros, da Rede de Educadores da Economia Popular e Solidária, e Itanacy de Oliveira, da CMN. Já no dia 16, será apresentado a II Fase do Projeto Mulheres Tecendo um Nordeste Solidário e a Campanha Consumo Consciente e Solidário. O último dia, 17, será o momento de treinamento para a realização de uma pesquisa socioeconômica nos estados do Piauí e Maranhão.

Emanuela Castro
Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste
Telefone: (81) 3426.0212 | 9193.2315

Nenhum comentário:

Postar um comentário