Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Instituições do Nordeste avaliam o Nodestão da 5ª Semana Social Brasileira

Momento de análise coletiva de conjuntura (Foto: José Bezerra)
Um encontro de avaliação do Nordestão da 5ª Semana Social Brasileira acontece neste fim de semana, (hoje, dia 25, e amanhã, dia 26), no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, em Natal-RN. Conta com a presença do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; do Pe. Ari Antônio dos Reis, das Pastorais Sociais da CNBB; e de representanres de instituições como Cáritas, Regional Nodeste 2, Serviço de Apoio aos Projetos Alterntivos Comunitários (SEAPAC), CEBs, Serviço Ação Rural (SAR), e outros dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Sergipe e Piauí.
A abertura foi feita com uma mística, a partir do refrão da música "A volta da Asa Branca" e de colocações sobre as lutas dos povos injustiçados, além de uma reflexão do Evangelho de São Mateus. Na sequência da manhã de hoje, 25, houve uma análise de conjuntura, feita coletivamente pelos participantes do encontro. Entraram temas diversos, como Reforma Política, Movinentos Sociais, Pastorais Sociais, Igreja, as posturas e falas do Papa Francisco, entre muitos outros.
Ainda nesta manhã, houve uma apresentação sobre o surgimento do Observatório Social do Nordeste (OBSERNE) e a proposta de trabalho (estudo, análise e observações sobre o Nordeste), apresentado pelo atual coordenador, Roberto Jefferson, de Campina Grande-PB, e comentários de Dom Jaime Vieira Rocha, idealizador do Observatório. O encontro prossegue até amanhã, com a avaliação da Semana Social Brasileira e encaminhamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário