Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Coopervida realiza capacitação para pedreiros

O curso aconteceu no Assentamento Hipólito, em Mossoró, RN.
Marta Vick - comunicadora popular da ASA
Mossoró | RN
11/07/2014
 
Durante o curso, foram construídas 5 cisternas no Assentamento | Foto: Arquivo Coopervida.
Aconteceu neste último sábado (05), no assentamento Hipólito, localizado no município de Mossoró/RN a capacitação de pedreiros em cisterna de 16 mil litros, do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação do Semiárido Brasileiro e executado pela COOPERVIDA. 
O curso teve duração de 10 dias e desenvolveu a metodologia de construção de 5 cisternas, a partir dos conhecimentos já experimentados em comunidades rurais. A ideia é que o curso possibilite a multiplicação do conhecimento, além de fortalecer a renda das famílias envolvidas. 
A capacitação permite que pedreiros se aperfeiçoem em torno do processo de construção de cisternas, estabelecendo um nivelamento de atuação destes pela implementação, garantindo com isso, a qualidade da tecnologia. Além de serem os próprios agricultores que se tornam os pedreiros através dessas capacitações. Ou seja, a mão de obra é realizada pela própria comunidade.
O instrutor Maciel Ismar de Sales explicou passo a passo de como construir a cisterna e relatou ao final do curso que os pedreiros estão aptos a dar continuidade às construções e entregar as tecnologias sociais as famílias com qualidade.
As cisternas do P1MC possibilitarão, as famílias beneficiadas, acesso a água potável para beber e cozinhar. 
As famílias que eram obrigadas a andar quilômetros em busca do líquido, hoje dispõem dele na porta de casa.

Fonte: www.asabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário