Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de março de 2014

Seapac realizou capacitação em Viveiro de Mudas e Casa de sementes




O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, realizou uma capacitação e apoio à casa de Sementes e Viveiro de mudas, de 12 a 15 de março, na comunidade Baixa Verde, município de Cerro Corá/RN. A capacitação faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), desenvolvido pelo SEAPAC, com patrocínio da Petrobrás.

Durante esses dias, os beneficiários do Programa P1+2 participaram de palestras ministradas pelo Biólogo Aldair dos Santos, promovendo discussões, troca de experiências  e reflexões sobre a temática apresentada, como a importância das sementes, seleção e escolhas das mesmas; colheita; secagem; beneficiamento; germinação; armazenamento; doenças; insetos e pragas. 

Além disso, a capacitação teve o objetivo de incentivar os agricultores e agricultoras a produzirem suas próprias mudas e ampliarem suas áreas cultivadas, cuidarem de seus canteiros e hortas, através do viveiro de mudas, o que será implementado e potencializado pela comunidade, garantindo às famílias envolvidas uma grande diversidade de quintais produtivos.

 
Banco de Sementes: 
Estes Bancos são um modelo alternativo de administração coletiva da reserva de sementes necessária para o plantio. O funcionamento se baseia no sistema de empréstimo e devolução. A família associada toma emprestada uma certa quantidade de sementes, à qual se acrescenta uma porcentagem quando devolvida depois da colheita. Para o início das atividades, o Banco define coletivamente a quantidade de sementes que cada agricultor ou agricultora tem que depositar e qual será a porcentagem que deve ser acrescentada na devolução. Este sistema permite que cada família produza e melhore sua própria semente sob a gestão coletiva da reserva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário