Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Famílias participam da prática de construção de canteiro de hortas e galinheiro




Construção do canteiro de hortaliças (foto: José Bezerra)
O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) realizou atividade prática do curso de capacitação do Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA), na manhã de hoje, dia 03 de abril, na Comunidade Barra da Espingarda, com 111 famílias beneficiadas com as tecnologias Cisternas Calçadão, Cisterna de Enxurrada e Barreiro Trincheiro, do Programa P1+2, com recursos do BNDES. Os instrutores colocaram em prática, com as famílias beneficiadas, os ensinamentos teóricos. Foi feita a construção de um canteiro de horta, a construção de um galinheiro, a castração de um animal (ovino) e extração de um cisto em um animal (ovino).


Adan Paulo, beneficiário (José Bezerra)
A demonstração prática foi feita na propriedade de Adan Paulo da Costa e Francineide de Azevedo Cunha. O casal vive do que produz na pequena propriedade, de dois hectares, e optou pela tecnologia cisterna calçadão e escolheu a produção de hortaliças e criação de galinhas caipiras. “Primeiramente, vamos fazer a estrutura, cercar e começar a plantar coentro, alface, ou seja, tudo que a gente precisa para se manter e o que sobrar vamos vender, para ampliar a renda”, afirma Adan Paulo. Ele garante que com a cisterna de calçadão vai retomar a produção de hortaliças, que já fez e tinha parado por causa da falta de água. “Espero melhorar muito. Já criamos galinhas, mas em pouca quantidade. Com o galinheiro, vamos ampliar a criação, para melhorar a alimentação e vender ovos e frango, para melhorar a renda”, garante Adan Paulo.

Teresa Neuma, beneficiária (José Bezerra)
Teresa Neuma de Figueiredo, solteira, mãe de três filhos, um dos quais ainda menor de idade, reside na comunidade Palma, onde vive cuidado de um pedaço de terra de 12 hectares, deixado pelo pai, Francisco Assis de Figueiredo, já falecido. “Eu tinha muita vontade de ter essa cisterna para melhorar minha renda, porque a gente tendo água pode criar mais um bichinho, plantar hortaliças e melhorar a renda”, informa Teresa Neuma. Ela escolheu produzir hortaliças e criar galinhas caipiras, mas também pretende plantar fruteiras, como mamoeiros e outras mais fáceis de cuidar e que necessitam de pouca água. Ela garante que aprendeu a fazer os canteiros de hortaliças, direitinho: “Se Deus quiser, quem vai fazer lá em casa sou eu”, afirma.












Nenhum comentário:

Postar um comentário