Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de abril de 2014

Comissões Municipais se capacitam para implementação de tecnologias sociais

Momento da capacitação das comissões (Foto: Jose Bezerra)
Damião apresenta os critérios para seleção (foto: José Bezerra)
Os integrantes das Comissões Municipais de Angicos, Currais Novos e Lajes, indicadas para acompanhar a execução do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Asa Brasil, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executado pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), participaram de capacitação, dia 15 de abril, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó-RN. O objetivo foi apresentar o Programa, a metodologia de execução do SEAPAC, os critérios de seleção das famílias e definir uma data para o início do trabalho. As visitas do SEAPAC e das Comissões Municipais às famílias das comunidades indicadas para terem acesso à segunda água deverão começar por volta do meado de maio.

A escolha de cada família das comunidades indicadas pelas associações dos municípios será feita na visita que o SEAPAC e integrantes das Comissões Municipais farão a cada uma delas, na própria comunidade em que residem. Nessa visita, os integrantes da Comissão e do SEAPAC verificarão se a família se enquadra nos critérios do programa, requisito para que possa ter acesso às tecnologias sociais (cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro-trincheira e barragem subterrânea). “O objetivo dessa segunda água é para a produção de alimentos, seja hortaliças, fruteiras ou criação de pequenos animais e aves”, explica o coordenador do Programa, Damião Santos (do SEAPAC).

No total, 303 famílias terão acesso à segunda água, através de uma das tecnologias, sendo 101 em Angicos, 101 em Currais Novos e 101 em Lajes. Cada município já indicou as comunidades que poderão ter famílias selecionadas, de acordo com os critérios do programa. Em Currais Novos, foram indicadas 15 comunidades; em Angicos, 16 comunidades e, em Lajes, 18 comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário