Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Técnicos do SEAPAC visitam modelo de cisterna calçadão circular desenvolvida no Ceará

Os técnicos do SEAPAC, Damião Santos, José Carlos e Diana Mariz, estiveram ontem (31), visitando a comunidade Catolé no município de Nova Olinda - CE, área de atuação da Associação Cristão de Base-ACB, conhecendo uma tecnologia de cisterna calçadão circular ou chapéu de Padre Cícero como é mais conhecida na região. O propósito é desenvolver uma ideia semelhante com alguns ajustes, melhorando o modelo de cisterna calçadão aplicado hoje nos convênios com a ASA.  
A cisterna calçadão tem o objetivo de captar a água da chuva para a produção de alimentos e para a criação de animais para consumo. Ela tem esse nome porque a área de captação de água é uma calçada de 200 metros quadrados que é feita com uma cisterna em declive, próxima à área de produção. A água cai na calçada e escoa para a cisterna, com uma capacidade de estocar até 52 mil litros de água. A ideia é fazer com que este calçadão fique ao redor da cisterna em circulo, o que terá um aproveitamento do terreno, bem como da água que cai sobre a copa da cisterna, fazendo assim com que a mesma encha mais rapidamente.

Seu Nozinho (agricultor) e Seu Mário (Repres. da ACB)
Durante a visita, os representantes do Seapac conheceram seu Nozinho, um agricultor familiar que junto com sua família produz farinha de mandioca, goma, beijú, e tapioca, e vende na feira da agricultura familiar promovida pela ACB, no município de Crato, todas as sextas-feiras. Segundo seu Nozinho, a venda na feira, que possui um número de mais ou menos 15 feirantes, possibilita uma renda em torno de R$ 200,00 por semana, do qual ajuda nas despesas com alimentação da família. Para ele a cisterna calçadão construída no quintal da casa de Farinha, é uma grande bênção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário