Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Famílias se capacitam para receber tecnologias sociais

O coord. do Programa, explica o processo (foto: Jose Bezerra)
Cento e uma famílias de 19 comunidades do município de Currais Novos-RN participam da capacitação em Gerenciamento de Água para a Produção de Alimentos (GAPA), uma das etapas de acesso às tecnologias sociais de captação e armazenamento de água do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA Brasil, financiado com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), executado pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). O GAPA, iniciado nesta quinta-feira, dia 5, prosseguirá amanhã, sexta-feira, a partir das 8 horas, no Centro Integrado de Ação Comunitária “Dom Manuel Tavares de Araújo” (CIAC), em Currais Novos.

Capacitação feita por um assessor técnico (foto: José Bezerra)
Os objetivos são vários. Um deles é explicar às famílias o processo de construção das tecnologias (46 cisternas-calçadão, 33 cisternas-enxurrada, 19 barreiros-trincheira e 3 barragens subterrâneas). Também são explicadas as técnicas de utilização da água para a produção de alimentos e as famílias fazem a escolha do caráter produtivo (criação de galinhas, de ovinos, caprinos ou suínos). As famílias também recebem noções sobre as técnicas da produção de hortaliças sem o uso de venenos e outros agrotóxicos, utilizando os produtos orgânicos, feitos na própria comunidade. O P1+2 se destina à produção orgânica de alimentos, através dos “quintais produtivos”. “O GAPA é a introdução do processo de agroecologia, desenvolvido a partir do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

Outra fase do processo de capacitação das família será a capacitação do Sistema Simplificado de Manejo de Água para a Produção (SSMA), marcado para os dias 12 e 13 de junho, também no CIAC, em Currais Novos. Nessa capacitação, as famílias aprenderão as técnicas de construção dos quintais produtivos (hortas, criação de galinha, cuidado dos pequenos animais) e noções básicas do trato dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário