Total de visualizações de página

sábado, 28 de junho de 2014

Famílias de São Vicente vão ter acesso à segunda água

Canteiro para produzir hortaliças (Foto: José Bezerra)
As 132 famílias de comunidades rurais de São Vicente-RN concluíram a capacitação no Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA), visando o acesso às tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para a produção de alimento, do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), nesta sexta-feira, 27 de junho, na comunidade Baixa do Sítio, zona rural de São Vicente. Os recursos do Programa são oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), numa parceria com a ASA Brasil e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), o executor do trabalho junto às famílias.
Produção de biofertilzante (Foto: José Bezerra)
Nessa capacitação, as famílias aprenderam a fazer um canteiro para a produção hortaliças; técnicas de construção de galinheiro, com tela de arame, e dos cuidados para evitar doenças nas aves; técnica de castração de ovino e caprino; de produção de biofertilizante, a partir de matéria prima existente na propriedade (galhos de urtiga, de mandacaru ou xique-xique, capim, leite de gado, esterco fresco de gado e água); e de adubo orgânico (ou composto orgânico), com a técnica da compostagem, também utilizando a matéria prima existente na propriedade (esterco de animais, vegetação seca e verde, cinza de fogão e água).
Famílias com o certificado do curso (Foto: José Bezerra)
A parte prática da capacitação foi feita na comunidade Baixa do Sítio, da família de Francisca Josefa da Silva e Jânio Mário de Oliveira, situada na chã Serra de Santana, região do Seridó do Rio Grande do Norte. Eles vivem numa área de mais ou menos dois hectares, de propriedade do sogro de dona Francisca Josefa, seu João Agostinho de Oliveira. Depois da parte prática, os instrutores (Garibaldi Gentil, Elionaldo Benevides, Alcimone Maria Silva Araújo, Kaline Soares e Valcida Medeiros) reuniram as famílias para tirarem as dúvidas e fazerem a entrega dos certificados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário