Momento da Assembleia do SEAPAC (foto: José Bezerra) |
O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos
Comunitários (SEAPAC) realizou assembleia geral extraordinária, dia 16 deste
mês, às 9h30, no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, em Natal,
com o objetivo de fazer readequação do Estatuto às exigências legais atuais,
propor mudança na forma de gestão da entidade, aprovar o ingresso de novos
sócios e eleger a nova diretoria. O Presidente do SEAPAC, Dom Heitor de Araújo
Sales (arcebispo emérito de Natal), conduziu os trabalhos da assembleia. Estiveram presentes o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o Bispo de
Mossoró, Dom Mariano Manzana; o Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Santos Cruz;
o Bispo de Guarabira-PB, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, o Arcebispo
emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, além do Pe. Ivanoff Pereira da
Costa, da Diocese de Caicó, sócios, equipe técnica e coordenação estadual do
SEAPAC.
Foram propostos e aceitos cinco novos sócios:
Dom Antônio Carlos Santos Cruz, Bispo de Caicó; Pe. Ivanoff Pereira da Costa,
Diretor da Rádio Rural de Caicó; Ana Aline de Morais, presidente do Sindicato
dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caicó; Pe. José Valquimar Nogueira
do Nascimento, diretor da Faculdade Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal;
e Otto Euphrásio de Santana, educador e um dos integrantes do antigo Movimento
de Natal.
Antes da apresentação das propostas de proposta
de reforma estatutária, para apreciação e votação por parte da assembleia, o
coordenador estadual do SEAPAC, Diác. Francisco das Chagas Teixeira de Araújo,
teceu considerações sobre a visão, missão e finalidades da instituição, e a
necessidade de adequar o Estatuto às exigências legais da legislação
brasileira. As mudanças dizem respeito, principalmente, às finalidades e atividades do SEAPAC
no campo da convivência no semiárido brasileiro, apoio à agricultura familiar e
acesso das famílias às tecnologias sociais de acesso à água.
A Assembleia aprovou a readequação
do Estatuto do SEAPAC às exigências da legislação brasileira. A proposta de
formular o novo modelo de gestão foi acatada pela assembleia e, a partir de
agora, receberá a redação e será encaminhada aos sócios para ser estudado até a
próxima assembleia, em 2015, quando será submetida à votação. Foi feita e
aprovada a proposta de prorrogar o mandato da atual diretoria, que se vence
neste mês, até a próxima assembleia. Em virtude de vacância de dois cargos, o
de vice-Presidente, com a renúncia de Jailma Oliveira da Nóbrega, e de um dos
membros suplentes do Conselho Fiscal, também por renúncia, aprovou os seguintes
nomes: Para vice-Presidente, Edmar Teixeira Diniz Filho, agrônomo,
ex-integrante da Equipe Técnica do Núcleo do SEAPAC na Diocese de Mossoró, onde
reside, e para o cargo de suplente foi eleita Marlúzia Pessoa, da Coordenação
Estadual da Pastoral da Criança. A assembleia também aprovou a continuação do
Diác. Francisco das Chagas Teixeira de Araújo como coordenador estadual do
SEAPAC.
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