Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Assembleia do Seapac aprova novos sócios e reforma estatutária


Momento da Assembleia do SEAPAC (foto: José Bezerra)
O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) realizou assembleia geral extraordinária, dia 16 deste mês, às 9h30, no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II, em Natal, com o objetivo de fazer readequação do Estatuto às exigências legais atuais, propor mudança na forma de gestão da entidade, aprovar o ingresso de novos sócios e eleger a nova diretoria. O Presidente do SEAPAC, Dom Heitor de Araújo Sales (arcebispo emérito de Natal), conduziu os trabalhos da assembleia. Estiveram presentes o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o Bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana; o Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Santos Cruz; o Bispo de Guarabira-PB, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, o Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, além do Pe. Ivanoff Pereira da Costa, da Diocese de Caicó, sócios, equipe técnica e coordenação estadual do SEAPAC.
Foram propostos e aceitos cinco novos sócios: Dom Antônio Carlos Santos Cruz, Bispo de Caicó; Pe. Ivanoff Pereira da Costa, Diretor da Rádio Rural de Caicó; Ana Aline de Morais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caicó; Pe. José Valquimar Nogueira do Nascimento, diretor da Faculdade Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal; e Otto Euphrásio de Santana, educador e um dos integrantes do antigo Movimento de Natal. 
Antes da apresentação das propostas de proposta de reforma estatutária, para apreciação e votação por parte da assembleia, o coordenador estadual do SEAPAC, Diác. Francisco das Chagas Teixeira de Araújo, teceu considerações sobre a visão, missão e finalidades da instituição, e a necessidade de adequar o Estatuto às exigências legais da legislação brasileira. As mudanças dizem respeito, principalmente, às finalidades e atividades do SEAPAC no campo da convivência no semiárido brasileiro, apoio à agricultura familiar e acesso das famílias às tecnologias sociais de acesso à água. 
A Assembleia aprovou a readequação do Estatuto do SEAPAC às exigências da legislação brasileira. A proposta de formular o novo modelo de gestão foi acatada pela assembleia e, a partir de agora, receberá a redação e será encaminhada aos sócios para ser estudado até a próxima assembleia, em 2015, quando será submetida à votação. Foi feita e aprovada a proposta de prorrogar o mandato da atual diretoria, que se vence neste mês, até a próxima assembleia. Em virtude de vacância de dois cargos, o de vice-Presidente, com a renúncia de Jailma Oliveira da Nóbrega, e de um dos membros suplentes do Conselho Fiscal, também por renúncia, aprovou os seguintes nomes: Para vice-Presidente, Edmar Teixeira Diniz Filho, agrônomo, ex-integrante da Equipe Técnica do Núcleo do SEAPAC na Diocese de Mossoró, onde reside, e para o cargo de suplente foi eleita Marlúzia Pessoa, da Coordenação Estadual da Pastoral da Criança. A assembleia também aprovou a continuação do Diác. Francisco das Chagas Teixeira de Araújo como coordenador estadual do SEAPAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário