Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ASA e BNDES assinam contrato para ações estruturadoras no Semiárido

A Articulação Semiárido Brasileiro inicia 2014 - o Ano Internacional da Agricultura Familiar (instituído pela FAO) - celebrando uma parceria inédita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a implantação de ações voltadas para a promoção e o fortalecimento desse modelo de produção no Semiárido, por um período de cinco anos. 
As ações serão desenvolvidas através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA. Serão construídas 8 mil infraestruturas hídricas para produção de alimentos sendo: 3.600 cisternas-calçadão, 3.600 cisternas-enxurradas, 775 barreiros-trincheira e 25 barragens subterrâneas, no prazo de 11 meses. Outra ação estratégica do projeto é o apoio à estruturação de casas de sementes crioulas, aquelas produzidas pelas famílias agricultoras ao longo de gerações e que são adaptadas ao clima da região.
Segundo o coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, o grande diferencial dessa parceria é a possibilidade de trabalhar outras dimensões da convivência com o Semiárido, para além das tecnologias, e em longo prazo. “Não temos nenhuma parceria nessa linha”, afirma Naidison. Ele também destacou o compromisso da ASA com o BNDES para que as atividades sejam cumpridas dentro dos prazos, de forma correta e com qualidade. 

Para o chefe do Departamento Regional do BNDES no Nordeste, Paulo Ferraz Guimarães, a capilaridade e a experiência da ASA são fatores positivos para a realização da parceria.  “A ASA tem capacidade de chegar no Semiárido”, disse. Ele destacou ainda o caráter estruturador do projeto, com possibilidades de apoiar, por exemplo, a estruturação do sistema de produção das famílias, atividades de economia solidária, entre outras coisas. 

As oito mil tecnologias que serão construídas nesse contrato integram a meta de 60 mil tecnologias da segunda água proposta pela presidente Dilma, através do Programa Água para Todos. Desse total, 20 mil também estão sendo construídas pela ASA, através de um contrato de patrocínio com a Petrobras. 


Resultados - Desde que surgiu, em 2007, até janeiro de 2014, o P1+2 já construiu 22.568 mil cisternas-calçadão, 6.351 cisternas-enxurrada, 963 barragens subterrâneas,  826 tanques de pedra,  502 bombas d’água popular (BAPs), 5.929 barreiros-trincheira e 1.813 barraginhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário