Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SEAPAC capacita agricultores e agricultoras de Sítio Novo/RN no SSMA do P1+2

Nos dias 19, 20 e 21/07 aconteceu em Sitio Novo/RN, a capacitação de famílias agriculturas em SISTEMA SIMPLIFICADO DE MANEJO DE ÁGUA PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS (SSMA). Esta atividade é fruto da execução  do programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA.


 A capacitação foi feita por agrônomos que tinham experiência com a demanda daquele local: hortas, galinhas e criação caprina e com a colaboração da nossa equipe de animadores de campo. A metodologia utilizada mesclou momentos de exposição teórica com auxílio de audiovisuais a respeito das frutas e hortaliças regionais, e vídeos que alertam sobre o perigo dos agrotóxicos e da importância da agroecologia para o meio ambiente; juntamente com aulas práticas sobre a construção de galinheiros, montagem de hortas para lugares secos, e também a produção de um fertilizante natural, que combate as pragas e auxilia o crescimento de uma forma natural.




Contamos com a participação das comunidades: Assentamento Pedra de São Pedro Bandeira, Cabeço,Cachoeira, Catolé, Fazenda São José. Malhada do Galdino, Nono de baixo, Pau D'arco, Pitombeira, Recreio, Riacho dos cavalos, São José, Serra Chata, Serra da Tapuia, Serra de Baixo, Tanque da Vaca e Tanque Verde.

O senhor Luiz Paulino da Rocha, um dos beneficiários da cisterna calçadão do P1+2, escolheu a horta como o seu caráter produtivo, ela já planta e busca melhorar sua produção de frutas, verduras e leguminosas. Segundo ele a horta ajuda no sustento da sua família e evita a compra de produtos caros e contaminados com veneno. Ele relata que o curso serviu para ele aprender a manejar melhor a terra e obter frutos de melhor qualidade.





 Lêda Mayara
Comunicadora Popular
SEAPAC - RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário