Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude: delegação estrangeira visita a Paraíba para conhecer experiências do Polo da Borborema

Um grupo formado por 24 jovens, 12 mulheres e 12 homens, de três países (Índia, China e Estados Unidos) acaba de chegar à Paraíba para conhecer experiências de organização comunitária dos sindicatos de trabalhadores rurais que integram o Polo da Borborema, no Agreste da Borborema. A delegação veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho. A visita está sendo articulada e promovida pela Congregação dos Jesuítas e os jovens são provenientes de comunidades onde os jesuítas estão presentes nestes países.
Os jovens chegaram à Paraíba no último domingo, 14 de julho, e ficarão até o próximo domingo, dia 21, eles estão hospedados no Convento Ipuarana, localizado em Lagoa Seca-PB. O responsável pela delegação é o Padre Alfredo Ferro Medina, colombiano radicado no Rio de Janeiro. Segundo o Jesuíta, a visita se enquadra em uma metodologia conhecida como “Experiências Magis”, promovida pela Igreja Católica, para um grupo de 20 a 30 jovens de pelo menos três nacionalidades diferentes que pretende oferecer uma vivência à fundo sobre uma nova realidade, de modo a provocar uma reflexão sobre os diferentes aspectos dos valores dos jovens e sua relação com Deus. O Magis é uma experiência espiritual, cultural, pastoral, social e missionária de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana, realizada nos dias que antecedem às Jornadas Mundiais da Juventude.

Na Paraíba o grupo de jovens visitará Lagoa Seca, Massaranduba, Remígio e Queimadas, que estão entre os 14 municípios de atuação do Polo da Borborema. Nas comunidades rurais, eles conhecerão e vão interagir com as experiências ligadas aos temas das sementes, recursos hídricos, rearborização das propriedades, criação animal e dos fundos rotativos solidários vivenciados pelas famílias agricultoras do Polo da Borborema. A comissão de jovens do Polo fará a recepção ao grupo de estrangeiros. O conjunto destas experiências vem sendo incentivadas pelo Polo da Borborema em parceria com a Organização Não Governamental AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, há cerca de 20 anos no território da Borborema.

JMJ 2013 - A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

Fonte: AS-PTA Lagoa Seca - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário