Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Igreja do RN visita construção da Barragem da Oiticica em Jucurutu

A Igreja Católica do Rio Grande do Norte, representada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; pelo Bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana; e o Administrador Diocesano de Caicó, Pe. Ivanoff Pereira, além de padres e representantes das instituições que trabalham com a Agricultura Familiar e o homem do Campo, fizeram duas visitas, na quarta-feira, 4 de setembro. Pela manhã, a visita foi ao canteiro de obras da Barragem Oiticicas, no Distrito de Barra de Santana (Município de Jucurutu-RN), na região do Seridó, do Rio Grande do Norte; e, à tarde, ao Acampamento Edvan Pinto, na Chapada do Apodi (Município de Apodi-RN), região Oeste do Estado.

Visita a obra da barragem da Oiticica. Foto: José Bezerra
 No Distrito de Barra de Santana, além de conhecerem o canteiro de obras da barragem, os Bispos, Padres e representantes das instituições, se reuniram na Capela de Sant’Ana, da comunidade, para uma celebração da Palavra e pronunciamentos a respeito da obra e dos direitos das famílias. O Presidente da Coordenadoria de Defesa dos Direitos dos Moradores da Área da Barragem de Oiticicas (CODEPEME), Joaquim Gaspar Filho, reforçou a posição da comunidade, que não é contra a construção da barragem, mas exige respeito aos direitos constitucionais dos atingidos pela obra, justiça e diálogo com as instituições que representam as famílias da comunidade. “Barragem, sim; injustiça, não; direitos já”, disse Joaquim Gaspar, proclamando o lema da CODEPEME.
O Arcebispo de Natal, na pregação que fez durante a celebração da Palavra, disse que a presença da Igreja demonstra o apoio e zelo em favor da população. “Não temos nada contra a construção da barragem, que vai garantir água, mas estamos aqui para pedir o cumprimento da lei, para que se faça justiça nas indenizações, na relocação das famílias”. Padre Ivanoff Pereira, Dom Mariano, o jovem Augusto Carlos Diniz de Almeida (representante da juventude), Jocebialdes (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu) e o Agricultor Francisco Neto se pronunciaram favoráveis à obra, mas exigiram o cumprimento dos direitos, clareza e transparência do governo na execução do Projeto.

O Promotor Público de Jucurutu, Fausto Faustino França Júnior, garantiu atender as demandas judiciais que lhe forem encaminhadas, com a agilidade que for possível. O Secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assegurou o atendimento aos pleitos das famílias, apresentados na Carta da CODEPEME entregue à governadora e lembrados na ocasião. Também assegurou que será feita a audiência pública solicitada, e que será na cidade de Jucurutu, no dia 11 de outubro, bem como a escolha da área para relocação das famílias em parceria com os moradores do lugar. Ele também disse que o governo vai atender ao pedido da comunidade de nomear o Promotor Francisco Sales para acompanhar os processos.

Fonte: Site arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário