Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ASA realiza reunião da microrregional do Seridó

É no semiárido que a vida pulsa, é no semiárido que o povo resiste. Foi com esse ideal que aconteceu a reunião microrregional Seridó da ASA na cidade de Caicó-RN durante todo o dia 30/08. O evento contou com a presença de membros de associações e instituições e sindicatos da região. Após a abertura inicial e de uma apresentação prévia dos presentes foi exibido o vídeo do ENCONASA, nele, pudemos observar que a sociedade pode se articular e encontrar maneiras de conviver melhor com a seca presente no semiárido.

Depois da exposição do vídeo, as instituições apresentaram suas experiências de convivência com o semiárido através das tecnologias sócias (SOCIAIS) , como a cisterna de 16 mil litros, a cisterna calçadão, cisterna de enxurrada, o barreiro-trincheira, a barragem subterrânea  e várias outras que melhoram a condição de vida do sertanejo. Expuseram seus trabalhos o SEAPAC (Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários) a EMATER (Instituto de Assistência Técnica e extensão rural do Rio Grande do Norte) e o Projeto Caatinga Viva. Todos repassaram suas práticas e passaram a mensagem que o nosso semiárido só precisa de oportunidades para mostrar a riqueza de vidas que nele existe.

Posteriormente formou-se uma roda de conversa para concluir as ideias da reunião, tirar dúvidas e fazer questionamentos. Na reunião todos tiveram espaços para fazer suas colocações e foram levantados questionamentos sobre. O enfoque principal foi dada na terra, na água e na produção, em pequenas ações que melhoram a capacidade de convivência com o semiárido, discutiu-se também a participação da população em geral na vida pública e da consciência da importância da estocagem da água e dos alimentos. Destacou-se os grandes benefícios do estudo de plantas e sementes que se adaptem bem ao semiárido, como também do reaproveitamento da água. A reunião terminou com a ênfase de que as entidades civis de convivência com a seca servem ao povo e não a nenhum tipo de governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário